Um Corpo que Cai. O clássico de Alfred Hitchcock, considerado por muitos sua obra prima e um dos melhores filmes de todos os tempos, foi o escolhido para a abertura oficial do Clube do Filme, nesta quarta-feira.
Uma parceria do Cineart e deste blog, a ideia do Clube é reunir um grupo de pessoas descoladas, diferentes e interessadas, para uma noite de surpresa, bom papo e cultura.
O filme do Clube será sempre uma surpresa. A ideia é que possamos sair do nosso ´´mundo´´ e assistir algo que talvez não assistiríamos se pudéssemos escolher. Assim, abrimos a cabeça, o espírito e o coração. E podemos ver o mundo com outros olhos. Como diria minha boa e velha amiga dona Chichica, lá de Inhapim: ´´desembace a janela, minha filha, e veja a vida!´´
Eu é que não quero ver a vida de uma janela embaçada! Nem os Membros do Clube!
Um Corpo que Cai é um filmaço. Eu já tinha visto várias outras vezes e amo! Está na minha lista de favoritos! Adoro o jeito noir, o mistério, o suspense psicológico, as tomadas perfeitas, o estilo Hithcock de filmar e mostrar num único filme toda a complexidade dos personagens.
E, claroooooooo, amo as roupas, as jóias, o jeito dramático de interpretar, os romances platônicos, a elegância, a cintura finíssima de Kim Novak, o cabelo platinado, o lenço esvoaçando enquanto ela corre em direção ao campanário.
Ancelmo Sampaio, nosso debatedor, disse que os filmes de Hitch não podem ser visto uma única vez. Super concordo! Alfred Hitchcock é um gênio. E os gênios precisam ser compreendidos. E para isso, uma vez é pouco.
E o suspense que Hitchcock tanto adora, foi parar no nosso Clube! É que quando foi lançado nos Estados Unidos, o filme, que foi baseado no livro Diabolique, não foi o sucesso esperado. A Paramount, então pediu a Hitchcock que mudasse o final, para lança-lo na Europa. Feliz da vida, o diretor fez a mudança e o filme estourou na Europa e no mundo, tornando-se um clássico da Sétima Arte. O mistério é que ninguém sabe o que Hitchcock mudou na cena final! Se alguém souber, favor enviar com urgência um email para este blog!
Foi uma noite deliciosa, com direito a champagne geladinha, pipoca, refrigerante, aula de cinema com Ancelmo, troca de ideias e o conforto da sala Premiere do Cineart Ponteio. Ah, sim e a charmosa carteira do Clube! A minha eu já exibo com orgulho!