O Sal da Terra

Dizem que o caráter e o talento de um gênio está presente em todos os momentos de sua vida. E nós, simples mortais, só conseguimos enxergar o feito, nunca, jamais o caminho percorrido.


Um pouco disso é visto com clareza no filme  O Sal da Terra, uma ode à vida e ao trabalho de Sebastião Salgado. Resumindo: quem é o homem por trás das impressionantes fotografias.
Seu filho e diretor do filme, Juliano Salgado, Win Wenders e o produtor David Rosier, conseguiram mostrar com sensibilidade, beleza e talento, como e porque, Sebastião foi capaz de produzir imagens tão marcantes.



E graças às ´´meninas´´ do Cineart Ponteio, nós também pudemos assistir e depois ter o privilégio de ouvir todos os passos de como foi fazer um documentário tão impressionante sobre a obra do gênio.

Obrigado Thaís e Marina por esse convite.















As imagens do que  Sebastião viu com seus olhos e registrou com sua câmera,  ficarão marcadas para sempre (ou pelo menos assim espero), na memória de quem assistiu ao filme. 


O mais impactante foi ver com uma clareza chocante como o homem é capaz de fazer mal ao seu semelhante. Uma maldade sem sentido e cruel. Como somos capazes de maltratar, por puro ódio nossos irmãos? Como somos capazes de simplesmente continuar vivendo nossas vidas confortáveis sabendo que crianças morrem de fome, mulheres são violentadas e homens chegam ao limite de suas forças, porque outros homens os odeiam?  


Fico pensando que O Sal da Terra deveria ser obrigatório em escolas, shoppings e lugares públicos, que deveria ser passado na TV aberta no lugar de um capítulo da novela das nove. Faria um bem danado á humanidade.



Não foi a toa que o filme foi indicado ao Oscar. E azar foi do Oscar de não ter a honra de enfeitar a estante de Juliano e sua turma.

































Duas histórias:



Sebastião e meus filhos:


Meus filhos, por exemplo, já conhecem faz tempo a obra de Salgado. Aliás, foi ele quem me ajudou a educá-los. Sim, isso mesmo. Quando meus filhos eram pequenos e não queriam comer ou ficavam com frescura tipo ´´não gosto de batata´´, não quero essa carne´´, ´´esse carrinho não foi o que eu pedi´´,  eu pegava o livro Éxodos e Retratos de Crianças do Éxodos e passava página por página, mostrando para os meninos aquelas crianças que a vida e os homens,  esqueceram. Em 2 minutos, os dois já tinham raspado o prato! Obrigado, Sebastião!














Terceiro Mundo:

Quando vamos á casa de alguém como convidados, jogamos o guardanapo no chão? Largamos a empada pela metade em cima do sofá? Ou levantamos da mesa durante um jantar e vamos embora sem despedir? Claro que não, ou assim espero!
Pois foi exatamente isso que alguns convidados da grande noite fizeram.  O Cineart preparou uma bela noite e na fila da minha frente um casal se fartou com pipoca e refrigerante e foi incapaz de jogar o copo na lixeira. Deixou lá, em cima da cadeira, como se fosse a coisa mais natural do mundo a pipoca espalhada.  Outras pessoas se levantaram e saíram da sala na hora do debate, atrapalhando o momento. Vergonha alheia.

Ah, sim, e não eram pessoas sem conhecimento. Não mesmo. Eram pessoas educadas, estudadas e viajadas que vergonhosamente não sabem se comportar com civilidade. E depois ainda reclamam que o Brasil é um país de terceiro mundo.



5 comentários:

Anônimo disse...

Kika... vc é muito inspiradora!
<3
bjs da Clau

Anônimo disse...

Kika,
Eu acho que no curriculum formal de todas as escolas deveria haver uma matéria , sujeita a avaliações rígidas, com direito a repetir de ano e tudo, chamada "boas maneiras".
Nesta matéria as crianças aprenderiam a respeitar sinais de trânsito, faixa de pedestres, jogar lixo no lixo, dar lugar a pessoas mais velhas, comer de boca fechada,não furar filas, enfim...
Tudo aquilo que anda fazendo uma falta danada na sociedade e faz de nós um país de gente grosseira e deselegante.
Talvez seja esse o único jeito de educar...

Flavia Bicalho Martins Silva disse...

Q show de programa ! Como eu gostaria de ter estado neste evento. bj gde Amiga

Marina disse...

Que bom que gostou Kika, faremos novos encontros como este :). Beijos. Marina

Anônimo disse...

Kika, que bom que gostou!! faremos outros encontros como este. Grande beijo. Marina :)