O que é uma família?

família: fa.mí.lia / sf (lat família) 1 Conjunto de pessoas, em geral ligadas por laços de parentesco, que vivem sob o mesmo teto, particularmente o pai, a mãe e os filhos.
Dicionário Aurélio

Essa é a definição que conhecemos. E é a única que não deveríamos seguir.

Eu conheço famílias que parecem saídas de um comercial de Doriana. Mas dentro de casa, o materialismo impera e as palavras amor e amizade só existem no dicionário. Conheço outras que a vida não foi tão gentil, mas que fazem um esforço enorme para se manterem como família. Conheço outras também que fazem este mesmo esforço, só que para parecerem perfeitas para os olhos dos outros.  E outras em que não foi possível ser como na definição acima do Aurélio, mas que se reconstruíram e, à sua maneira, são uma família, com amor e respeito. E outras tão desestruturadas que é impossível serem chamadas de famílias, mas que o pai, a mãe e os filhos vivem juntos. Outras ainda que mesmo desestruturadas e malucas, são acolhedoras e amorosas, e mesmo em meio ao caos, existe nelas um profundo afeto. 
Conheço filhos que amam suas famílias mesmo que não as tenham mais nos moldes tradicionais. E conheço outros filhos que tem a família aparantemente perfeita, mas que, sofridos, sabem que essa perfeição está apenas num belo porta-retrato (geralmente de prata).

A família de Claudio Bolgari na novela Império, por exemplo. Para mim, eles são uma família. Todos tem seus defeitos, seus esqueletos no armário. Mas ali existe amor. O amor de Claudio, que mesmo lutando contra seus desejos, quis formar uma família. O amor de Beatriz pelo marido mesmo sabendo que ele anda no lado escuro da rua. O amor dos filhos pelos pais, ainda que esses pais sejam imperfeitos. Existe ali uma clara demonstração de que, mesmo sendo cheios de defeitos, eles querem ser uma família. E o são. 

Acho sinceramente que Jesus tentou nos ensinar essa lição quando sentou no poço ao lado da samaritana, quando se aproximou de Maria Madalena, quando se juntou aos sofridos, pobres e simples, quando perdoou Zaquel.  Aquela era uma família. Cheia de imperfeições mas repleta de amor. Jesus não queria os perfeitos. Jesus queria os que tinham amor no coração.
Quanto mais eu vejo e vivo, mais eu aprendo e me convenço de que família, esta instituição fundamental para a nossa sobrevivência, e talvez o único bastião necessário para nossa completa felicidade, não é como a definição do Aurélio. A família é onde está o amor, a amizade, a solidariedade, a doação, a compaixão. E onde, acima de tudo, e apesar de tudo, seus membros, mesmo imperfeitos, querem estar juntos.







9 comentários:

Anônimo disse...

Kika, um soco no estomago no meu domingo. Valeu, mas me fez sofrer. A minha familia é do porta retrato de prata

FRANCIELLE disse...

FIQUEI TODA ARREPIADA COM O SEU TEXTO. MARAVILHOSO!!!! CONCORDO COM TUDO CADA PONTO E CADA VÍRGULA.

Anônimo disse...

Kika, lindo demais!!! Sou muito grata à Deus por ter nascido na família que estou unida e cheia de amor e que me ensinou valores raros. Conheço também todos esses tipos de família que você citou moro em uma cidade do interior aqui mesmo do Estado de Minas Gerais nem preciso dizer quanto reina famílias de porta retrato por aqui. Tenho muita pena porque me dói muito ver esse tipo de situação em uma família próxima a minha uma grande amiga minha sofre muito e me dói ver ela sofrendo por viverem uma casa onde só as aparências importam.
Agradeço a Deus todas as vezes que estou perto deles por ter uma família maravilhosa, mesmo eles não podendo me proporcionar muitas coisas que desejei durante a minha vida pelas nossas condições financeiras. Hoje em dia posso ter muitas coisas que antes não tinha, mas durante a caminhada fui aprendendo o que realmente é importante coisas tão simples do dia a dia como estar com pessoas que eu amo e que me amam também foi essenciais para minha formação. Amei o texto!!! Vc é demais!!! bjoss

Anônimo disse...

Kika
so tenho 1 coisa para te falar: vc é DEMAIS!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Aproveitemos esse post para pensar nas diferenças, ou melhor no quanto somos todos iguais por mais que sejamos diferentes.
Tenho visto pessoas tão próximas serem preconceituosas, críticas e intolerantes ao que é diferente, que tenho me assustado bastante.
O preconceito velado é o pior deles. É aquele q aparece na convivência diária.

H.A. disse...

Menina Kika,
bravo!
Hilde

Anônimo disse...

Perfeito! Para lermos e refletirmos.

Anônimo disse...

Pefeito,bom para refletir!!

Anônimo disse...

LINDO, KIKA!!!!Graças a Deus tenho uma pequena família que amo e que me ama! Um pai, uma mãe, uma irmã (que me deu dois lindos sobrinhos e um cunhado folgado..kkk)...Uma babá que vive até hoje nos prestando serviços, após 43 anos de minha vida (já e da família. Prezo muito, muito, pois como não encontrei um amor para que eu pudesse montar a própria família, agradeço a Deus todo os dias por estes presentes divinos!!! Viva todas as famílias unidas, com todos os seus defeitos!!!