Para os nossos filhos


Quando tinha 13 anos, Malala Yousafzai resolveu escrever um blog. Não, não era um blog de moda, mas sobre como era viver no Paquistão, sob o julgo do Talibã que entre outras coisas, proibia a educação para as mulheres.  Apoiada pela BBC, Malala ganhou notoriedade mundial e o ódio dos fanáticos ignorantes.
No dia 09 de outubro, Malala e suas colegas foram atacadas pelos extremistas quando voltavam da escola. Três meninas ficaram feridas e Malala quase morreu. Foi internada em um hospital em Londres. O povo do Paquistão tomou as ruas em protesto contra o ataque e a comunidade mundial exigiu do presidente paquistanês uma resposta. Num caso raro, em dois dias, o culpado estava preso. Mas Malala continuava internada em estado grave.
Finalmente, a menina teve alta e sua primeira aparição, foi na Assembléia da ONU em Nova York.
Quando todos achavam que Malala faria um discurso de agradecimento, foram surpreendidos pela força e coragem da menina.
Com as vestes mulçumanas e a cabeça coberta onde era possível ver as sequelas da bala, Malala fez um discurso sobre o perdão aprendido em casa, com os pais e sobre a força para continuar a sua luta pela educação.
De dedo em riste e com uma segurança de um adulto poderoso, Malala disse que ''uma caneta, um livro e um professor podem mudar o mundo'' e que ''uma bala não a calaria.''
As pessoas aplaudiram de pé e no vídeo da BBC foi possível ver a emoção das pessoas, com lágrimas nos olhos.

Para ver o discurso todo, clique aqui .

Ah, sim, lembrando: Malala acabou de completar 16 anos. Um exemplo para os nossos filhos e para nós mesmos.








2 comentários:

Anônimo disse...

Kika, tenho uma grande amiga que trabalha na ONU em NY e estava presente no discurso de Malala. Me disse que foi um dos momentos mais emocionantes que ela presenciou na casa. Brava esta Malala! É de gente assim que o mundo precisa! Bjos para vc, Joana Farnezi

Anônimo disse...

Essa menina é demais! Se ela faz isso tão jovem imagina quando for mais madura. Acredito que ela é uma daquelas pessoas que vieram ao mundo para fazer a diferença e fiquei muito feliz em saber que suas sequelas são leves e não vão lhe calar.
Bjs,

BL