O taxista

Eu e o meu bairro!
Exatamente na porta do meu escritório tem um ponto de taxi. Daqueles bem tradicionais, com cabine de telefone e banquinho para os taxistas se sentarem enquanto aguardam a próxima corrida.
Eu uso muito, cada dia mais. Acho tão mais civilizado! Tão mais moderno! Acredito que o futuro da humanidade é o compartilhamento! Mas isso já é outra história, vamos ao ponto de taxi!
Os taxistas do ´´meu´´ ponto são antigos, alguns estão ali há anos. É o caso do sr Alfredo. Aos 80 anos, com a cabeça branquinha, ele é um poço de elegância! Elegância de verdade, daquelas que se nasce com ela. As camisas são impecavelmente passadas, e é ele mesmo que faz o serviço ´´de manhã, antes de sair para trabalhar, a senhora sabe, isso vem desde a época da minha mãe que passava a nossa camisa com ferro em brasa´´. O cinto de couro bem afivelado e a calça social sempre cinza e com vinco!
O carro dele é um luxo! Limpíssimo! Cheiroso! Tem água, balinhas, jornal e todos os cabos de carregar celular. Assim que a gente entra ele já liga o ar, dá bom dia e pergunta onde vamos. Quando me deixa na porta de casa, me espera entrar no prédio e só então vai embora. Dirige devagar e com firmeza e só conversa se o passageiro  puxar assunto. Como eu sempre puxo, claro, nossas corridas são deliciosas! Melhor que um livro! Seu Alfredo sempre  foi taxista, adora o que faz, criou os três filhos com seu carro de praça. Todos os ´´garotos´´ são formados,  para seu enorme orgulho. O trabalho começa cedo, as 6:30 ele já está no ponto. Gosta de ponto fixo e tem dezenas de clientes que só andam com ele. Só não trabalha mais a noite, porque de ´´de uns tempos pra cá, o mundo tá ficando estranho´´ . Quando escurece, ele termina o turno vai pra casa e é hora de lavar seu instrumento de trabalho ´´não gosto que mais ninguém lave. Sou eu que faço tudo´´.  Os ´´garotos´´ querem que ele largue ´´a praça´´, mas ele já avisou que só sai da rua para entrar no caixão! ´´Não é só o trabalho, a senhora sabe, é viver´´. Tá certíssimo, seu Alfredo! É viver. É isso o que é viver.





3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Kika. Adoro ouvir suas histórias, de pessoas simples e de exemplos a serem seguidos

Anônimo disse...

Que belo texto!! Que sensibilidade! POr isso, acompanho seu blog há anos, daqui de Belém do Pará. Abraços

Anônimo disse...

Lindo texto !! Adoro suas histórias da vida cotidiana....você é muito ligada e capta com humor e alegria fatos da vida que passam sem serem notados pela maioria das pessoas ! Fantástico !! 😜