Clube do livro do fim da vida



``Tínhamos criado, sem saber, um clube do livro muito insólito, com apenas dois participantes. Como acontece em muitos clubes de leitura, nossas conversas transitavam entre as vidas dos personagens e as nossas próprias´´.
Will em O Clube do Livro do Fim da Vida


Era assim o Clube do Livro de Will e sua mãe, a fascinante Mary Anne, que após ser diagnosticada com um câncer, forma com seu filho um Clube de Leitura, onde mãe e filho trocam livros, ideias, pensamentos, opiniões e, principalmente, vivem - em meio à quase desesperança - um momento único de intimidade, confiança, respeito e amor.

A história de Will e sua mãe é real, e o livro está na lista de ´´favoritos´´ de muita gente. Will e sua mãe dão dicas preciosas de livros para serem lidos e de maneiras delicadas de se enfrentar a doença, a fragilidade e a morte.

Mais do que uma forma de unir-se à mãe, Will vê a leitura como uma maneira de vencer a morte.
``Nunca serei capaz de ler os livros preferidos da minha mãe sem pensar nela – e quando os passo adiante e os recomendo, saberei que parte daquilo que a formava vai junto com eles”, diz ele. O Clube do Livro do Fim da Vida divide esse legado com todos os leitores.

No nosso Clube, as opiniões se dividiram, e  em meio ao frio da semana passada, um bom vinho e uma comida deliciosa, ficamos entre a admiração por Mary Anne e a sensação de que, em sua busca por ajudar o próximo, ela tenha deixado sua própria família de lado. Conjecturas e entre-linhas, claro. Mas não é disso que é feito o Clube? Para nos fazer pensar, refletir, reavaliar, mudar de ideia? Eu é que não quero viver num mundo onde todos pensam da mesma maneira!  Adoro uma polêmica e um bom debate! Adoro pensar!
Eu, por exemplo, quase me apaixonei por Mary Anne quando descobri que ela também lê a última página de todos os livros!!!!  Não sou só eu a maluca! E que ambas somos controladoras! Alguém tem colocar ordem no caos, ora.
Mas entre todas nós reinou o consenso de que o livro é para se guardar. Do lado esquerdo do peito e na mesa de cabeceira. Para lermos nos momentos onde não houver esperança, quando a vida estiver cinza e quando a luz no fim do túnel estiver se apagando. Um manual de como levar a vida - e a morte - com delicadeza, sensibilidade e amor ao próximo.
Uma  uma homenagem aos livros - todos eles, dos clássicos aos best sellers - e aos seus leitores.

"ler não é o oposto de fazer, é o oposto de morrer".


Estamos todos no mesmo clube do livro, assim como Will e Mary Anne. Por mais que tentemos nos esconder atrás dos livros, eles nos impulsionam de volta para a realidade. A leitura não é uma forma de fugir da vida, mas de mergulhar nela e redescobri-la.



















Nosso próximo livro será As Espiãs do Dia D.  Já estou sonhando com o próximo encontro!









2 comentários:

Anônimo disse...

" Amo essa gente que tem leveza na ponta dos dedos e sai por aí respingando beleza na vida dos outros ! "
Beleza de livro , delícia de encontro ! ❤️💋👏

Kika Gontijo disse...

Anônima querida!
Foi mesmo uma beleza de encontro. Aliás, nossos encontros são sem preço.
Saio de todos eles com novas ideias, conceitos e pensamentos.
E o que será do homem se ele não puder pensar?
Beijos carinhosos,
Kika