Clube do Filme


´´Play it again, Sam´´

Nosso primeiro Clube do Filme nos levou ao ano de 1942, quando os Estados Unidos entraram na guerra e Casablanca era um território neutro. 
E o bar do Rick era o entreposto onde a vida acontecia. Até Ilsa chegar. 
Casablanca, com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman marcou uma época e é um dos três melhores filmes de todos os tempos (os outros são O Poderoso Chefão e Cidadão Kane).

A ideia do Clube do Filme sempre esteve na minha cabeça, até que a Thaís e a Marina, do Cineart, toparam a ideia e abriram as portas da icônica sala Premier do Ponteio, para Rick, Ilsa e todos os participantes do Clube. Anselmo Sampaio, historiador e filósofo por profissão, e cinéfilo por paixão, foi o debatedor e mediador, dando uma aula de cinema e história. 

Quando foi lançado, Casablanca fez uma revolução. Além de abocanhar 8 Oscars, entre eles o de melhor filme, lançou ao estrelato a sueca Ingrid Bergman.  Enquanto os cinemas exibiam o filme, o mundo se rendia aos alemães, à beleza de Bergman e ao charme de Boggie.  As time Goes Bye passou a ser uma das músicas mais tocadas do mundo e assim o foi  por décadas.


Em  Casablanca, ´´Rick simboliza os Estados Unidos. Rick é o rico, o poderoso, que decide quem paga ou não; quem fica, ou quem vai; quem morre ou quem vive´´, observou Júnia Mendes, nossa coleguinha de Clube. 
E, claro, tem as roupas e jóias de Ilsa, o romance ( ou não, né Marcinha?), o cenário, o figurino, e a música ... ah, a música ...
E tem a pipoca, as comidinhas gostosas, a poltrona mega confortável.


Um filme nos leva a pensar, a olhar o mundo com outros olhos, a conhecer, a entender.
Obrigada meninas do Cineart, pela confiança e apoio. Obrigada Anselmo, pela disponibilidade, pela aula, pela sensibilidade, pelo conhecimento. E obrigada a todos os que participaram desse primeiro Clube do Filme! A poltrona de vocês está reservadíssima para os próximos!
´´A cultura, a arte, o cinema e a literatura é que nos tornam  menos medíocres´´, já dizia Mercedes Sosa. E nos faz ter  senso crítico, acrescento eu mesma!







































P.S.: como romântica incurável, ainda acho que Ilsa vai aparecer por trás das brumas do aeroporto, com seu chapéu de lado e olhar apaixonado, enquanto o avião de Victor decola para o novo mundo. E Rick, correrá para seus braços, jogando longe o cigarro, com seu trench- coat esvoaçando .... e todos iriam viver felizes para sempre!

Kika, Kika, quem sabe você quer dirigir o Casablanca Volume 2?








4 comentários:

Anônimo disse...

Ahhhh, se eu morasse em BH.... Cinema é uma delícia mesmo, parabéns pela iniciativa.
Play it again, Kika!
Bjs
BL

Flavia Bicalho M Silva disse...

Que super programa , Amiga... Parabéns pela iniciativa!!!! Bjokas

Maria Inês Franzen disse...

Casablanca, filme que marcou minha vida!!!
Muito lindo!!!

Maria Inês Franzen disse...

Casablanca, filme que marcou minha vida!!!
Muito lindo!!!