Mulheres de Ferro

Cada novo encontro do Clube do Livro é uma grata surpresa! 
Neste último, tivemos uma palestra de Marla Costa sobre o feminismo e suas consequências no mundo que nos cerca. 
Marla é professora, filósofa e pesquisadora do universo feminino. Ela falou sobre as fases do movimento que mudou por completo a posição da mulher no mundo e sobre como isso afeta a vida de todas nós. O problema é que era muito assunto para pouco tempo. Eu poderia ficar ali a noite toda ouvindo-a falar.  Quem sabe não fazemos um Clube de Livro que dure uma semana?
 Marla começou lendo uma poesia de Adélia Prado que mostra que ser feminista é ser também feminina, companheira, amorosa. Feminismo não tem nada a ver com ódio ou competição. Tem a ver com respeito e amor.

´´ Ha mulheres que dizem: 
´Meu marido, se quiser pescar, pesque. Mas que limpe os peixes!´
Eu não. A qualquer hora da noite, me levanto, ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.´´









Nossa anfitriã da noite, Helô Lelis nos encheu de mimos! Adoro! Receitas impressas com ilustrações, presentinhos e comidinhas deliciosas! E claro, um bom vinho para soltar (mais???) a língua e o espirito!









Quanto ao livro do mês, Cavalos Partidos, foi uma unanimidade. Pela primeira desde a fundação deste Clubinho nenhum livro foi amado por todas. Este foi. Todas adoraram (Mariana disse que foi o melhor livro que ela já leu!). Eu, devo confessar, não li. Talvez por isso ele tenha sido uma unanimidade, porque geralmente, Kika, A Rebelde, sempre cria uma polêmica, e desta vez tive que ficar muda! Uma pena! Nada como uma boa discussão para ativar o cérebro!
Rachel Távora, a Marquesa, resumiu muito bem o livro que conta  ´´a dureza de uma vida lapidada a machado.´´  E que ensina que nada como a coragem, a firmeza, a esperança e o amor para mudar o curso da nossa história. 









Nosso próximo livro será A Imperatriz de Ferro - a história da concubina que criou a China Moderna.


Ou seja, neste Clube de mulheres bacanas, mais uma mulher forte para nos inspirarmos! 
Como bem disse Heloísa Azeredo, ´´esse Clube é um presente´´. Obrigada, meninas! Vocês são Musas da minha vida!






2 comentários:

Anônimo disse...

acho lindo esse encontro de vcs.. adoro.. e a postagem sempre inspiradora. bjs da clau

Anônimo disse...

acho lindo esse encontro de vcs.. adoro.. e a postagem sempre inspiradora. bjs da clau