Paulista de bom gosto

O incêndio no Museu Nacional é uma consequência do descaso do brasileiro com sua história.
Sim. Não vamos colocar toda a culpa no poder público. Afinal o poder público é público, ou seja, podemos sim, cobrar, exigir, eleger e fiscalizar.  Se o poder público ignorou o Museu Nacional é porque nós, o povo, também, de uma certa maneira, o fizemos.
Pergunte a sua volta: qual foi a última vez que seus amigos foram a um museu em Minas Gerias? Qual foi a última vez que você foi a uma exposição de arte? Vocês podem não acreditar, mas conheço gente que nunca foi a Ouro Preto, nunca entrou no Museu da Inconfidência... e sim, tem carro bom na garagem, fez faculdade e conhece a Disney.
 Obviamente tudo na vida é uma questão de valores. Tem gente que prefere encher a garagem e o closet, tudo bem, cada um gosta de uma coisa e viva a diversidade!! Mas então não reclama se um museu estiver decrépito ou se peças barrocas preciosíssimas, que contam parte da nossa história estiverem indo para outro lugar. 
Como é o caso desta joia do nosso barroco. Este oratório foi feito por ninguém menos que Francisco Vieira Servas e foi pintado por Manoel da Costa Athaíde (o genial Mestre Athaíde). E as preciosas imagens são de Mestre de Sabará. Para quem gosta, uma espécie de Monalisa do Barroco.
Pois acreditem que essa obra de arte, uma das mais relevantes  do barroco brasileiro foi arrematada em um leilão em São Paulo por 131 mil reais. Quem o comprou foi um paulista. O blog dá os parabéns a este colecionador de muito bom gosto. Enquanto nós, mineiros, ficamos a ver navios..
(Continua no blo)




Um comentário:

Anônimo disse...


Alto lá! Nada disso! Nunca elegi PT nem PSOL; nem gente que se alia a eles. Pago os impostos... agora, o que fazem com o dinheiro... lei Rouanet para Chico, Betânia, Fernandas e família... etc... é culpa minha?!?! Só porque, supostamente, não me interesso por isso...!!!!!? Viagem né?!?!