Cia das Índias Orientais



Entre os anos de 1500 e 1560, no reinado de Do. João III,  funcionava em Portugal a Companhia das Índias Portuguesa, que importava a mais fina porcelana da China, mais precisamente de Macau. Foram as primeiras peças orientais a desembarcarem em solo europeu. Ninguém no mundo fabricava porcelana e cerâmica com a perfeição e a técnica dos chineses. No século XVIII, essas verdadeiras obras de arte, cruzavam os mares pelos navios da Cia das Índias Orientais, o que fez com fossem chamadas de Porcelana Cia das Índias.  A  Europa, embevecida, comprava como louca as peças sofisticadas, delicadas e coloridas. 












Hoje, as Cia das Índias tem valor inestimável, tanto de mercado, quando para quem gosta. Coleções inteiras são leiloadas a preços exorbitantes e quem tem, não vende, não dá e nem empresta. E só passa pra frente se tiver precisando de dinheiro. No hemisfério norte, os Getty  e os Vanderbilt tem coleções inteiras e até aquele maluco do Maddoff tinha também. Outro que tem uma coleção de cair o queixo são os Santo Domingo. No Brasil, alguns colecionadores de bom gosto possuem algumas peças e a Fundação Oscar Americano também tem uma coleção completa muito valiosa.
 Eu sou louca por essas peças!!! Perco até o ar quando vejo uma!!! Minha peça favorita são as sopeiras.  Para mim, valem muito mais que qualquer diamante, carro ou qualquer outra ´´jóia´´! Se meu nome fosse Kika  Onassis eu correria o mundo comprando essas belezuras!







 






































2 comentários:

Alessandra disse...

Sonho de consumo!!! APAIXONADA!

Anônimo disse...

Oi kika ,
minha PAIXÃO !!! rs.. concordo contigo , muito melhor do que qualquer joia ! rs.. BJ