Nem tudo é beleza no caminho da Avon. A empresa passou por momentos bem difíceis, com quedas nas vendas e dívidas, e teve seu controle vendido ao fundo Cerberus, especialista em ativos em dificuldades.
De lá para cá, a Avon mudou. Não mudou as cores dos batons, nem o icônico catálogo. O que mudou foi a mentalidade. Na Avon, desde 2015 é proibido falar em crise. O atual presidente da Avon Brasil, David Legher, conta que o mercado brasileiro foi um dos principais responsáveis pela superação da marca. As vendas subiram 14% no fatídico 2016. Enquanto os empresários se descabelavam e só pensavam na ´´crise´´, na Avon esta palavra foi banida. Tipo ´´Valdemort´´ em Harry Potter. Simplesmente impronunciável. Ele conta que nos corredores da empresa, todos se policiavam para que ´´crise´´ não surgisse nos lábios de ninguém. Consequentemente, não surgia nos pensamentos e isso deu ânimo, fôlego e entusiasmo a todos, desde o faxineiro até a vendedora.
O sucesso da estratégia foi tão grande que o fundo Cerberus, que geralmente troca imediatamente a diretoria das empresas que controla, não mexeu uma palha na Avon. O que contribuiu para dar mais segurança aos funcionários. Ideias simples que são um bom exemplo a ser seguido nesta ... ´´crise´´.
Nenhum comentário:
Postar um comentário