40 Dias e uma noite inesquecível

´´Era mais fácil lidar com a falta de sentido do que com a falta de objetivo, então em vez de mentiras eu agora invento objetivos na cidade.´´
Do livro 40 Dias 



A falta de objetivo, de sentido, de trabalho, de amigos, da família, de amor, das raízes. O livro do nosso Clube do Livro deste mês, 40 Dias, mostra de uma forma dura, como a solidão, a depressão e a falta de um sentido para viver podem nos levar a gestos extremos.

No friozinho de terça-feira, nos reunimos numa bela casa na Floresta (Cidoca Nogueira, anfitriã perfeita!!!)  com um jardim iluminado, velas, uma sopa de shitake divina, flores frescas,  um vinho perfeito, uma sala aconchegante e ... um livro difícil.

Sim, o livro de Maria Valéria Resende, embora tenha ganho todos os prêmios literários importantes, entre eles o Jabuti, não é um livro fácil.  As opiniões ficaram bem divididas. 











Eu, por exemplo, não gostei. Maria Valéria é uma escritora brilhante, é fato. Sua qualidade literária é inquestionável, mas a história de Alice, uma senhora aposentada que se vê ´´obrigada´´ a deixar sua vida cotidiana em João Pessoa e a se mudar para Porto Alegre, não me prendeu. Achei a personagem chatinha, melancólica, sem nenhuma capacidade de reagir com coragem e força, aos percalços da vida.  Além disso, não gosto da forma como Maria Valéria escreve, sem pontuação, indo e voltando no tempo, prolixa. Mas, eu não fui uma unanimidade. Outros membros do Clube amaram o livro, outros gostaram, outros foram indiferentes. 
E é isso que faz o nosso Clube ser tão maravilhoso! Este aprendizado em ouvir o outro, entender que a história de cada um é que faz suas experiências serem como são. Que não existe o certo e o errado, nem o bom e o mal. Que a solidão para uns, pode ser o carnaval para outros. Que João Pessoa não é melhor que Porto Alegre e vice-versa. Que Alice pode ser brava para uns e fraca para outros.  Que só respeitando o outro incondicionalmente, podemos ser generosos e justos. 
Uma noite inesquecível, com pessoas inteligentes e interessantes, e que sabem que a busca pelo saber não tem preço. E que o saber não está só nos livros. Está, principalmente, na vida de quem os lê.
Obrigada, queridos, por essa noite memorável. 




































2 comentários:

Anônimo disse...

Kika, como posso me inscrever para participar? Adoro ler! Vejo seu blog e comecei a comprar os livros no Canto do Livro por sua causa. Tem vaga no seu Clube?
Taciana O

Anônimo disse...

Ai Kika, esse seu clubinho é tudo de bom!! Um dia ainda vou ter o meu