Uma empresa de pesquisa de mercado, séria e respeitada, publicou um video, sem fins lucrativos ou comerciais, mostrando como o consumismo nasceu, cresceu e se tornou essa febre alucinante e sem limites.
O estudo da Box 1824 mostra claramente a diferença entre consumo e consumismo. O consumo, necessário, praseroso e consciente é que move o mundo, a economia e as nossas vidas. Ele é saudável e importante. O que impressiona é como o consumo normal se transformou ao longo das décadas em um consumismo, esse sim, capaz de destruir o mundo e o homem.
“O mundo não pode esperar mais. Afinal de contas, a Terra é a nossa casa, não um imenso shopping center”.
O movimento começou a pouco tempo e já tem gente graúda levantando essa bandeira, como Stella McCartney, Gwyneth Paltrow e Sofia Coppola. O movimento Lowsumerism não prega o não-consumo. Prega o consumo consciente.
Mas como é possível uma empresa como a Box 1824 que trabalha com o mercado de consumo, e até mesmo estilistas como Stella McCartney não quererem o consumo? Aí é que está. Todos queremos o consumo. O mundo não quer mais o consumismo:
´´O consumismo é um comportamento ultrapassado, do qual logo teremos vergonha´´.
O video precisa ser visto e divulgado. É de impressionar. E devemos mostrá-lo aos nossos filhos. Talvez o futuro deles dependa disso.
Para ver o vídeo, clique no play.
3 comentários:
Ótima reflexão... Prometo tentar!
Excelente vídeo, também prometo tentar...
Mto bom!!! Se cada um começasse com os familiares seria um grande avanço... Bjokas Amiga
Postar um comentário