A morte e os impostos

   A América foi construída sob impostos. Os americanos sabem que só existem 2 coisas certas na vida:  Tax and Death. Impostos e a morte. Haja visto Al Capone.
    Nenhum cidadão civilizado se importa de pagar impostos, já que para ter serviços e infra-estrutura de qualidade alguém tem pagar. E viver nas tetas do estado, só na Rússia de  Stalin, Deus me livre!
O imposto bem pago vai para serviços básicos como saúde, transporte, mobilidade urbana, educação, etc, etc. E mesmo que não sejamos usuários do SUS nem estudemos em escola pública, devemos sempre lembrar que um país avançado depende da qualidade de vida de sua população. Ou seja, se seu funcionário recebe uma educação de qualidade e anda em transporte público eficiente, você sai lucrando. Principio básico do capitalismo.
    O problema, então, não são os impostos. Tributo justo que devemos pagar. O que não é mais aceitável é  quererem  ressuscitar um imposto para encher os cofres de um governo que nos roubou por 10 anos, que conseguiu quebrar uma das maiores empresas do mundo, que está envolvido até a medula no maior caso de corrupção da história do país. Não dá para pagar impostos a um governo onde escolas estão caindo enquanto a prefeita faz selfies, onde obras milionárias são abandonadas, onde hospitais estão caindo aos pedaços, onde se morre baleado no meio da rua.  Não dá para pagar impostos a um governo que promove programas de assistencialismo sem nenhum controle, apenas com fins eleitoreiros.  Não sou contra Bolsa Qualquer Coisa. Sou contra a absoluta falta de controle com a distribuição das Bolsas Qualquer Coisas e mais ainda, contra a falta de critério na distribuição das mesmas. Ainda prefiro o velho ditado: ´´ensinar a pescar do que dar o peixe´´. E é para ´´ensinar a pescar´´ que precisamos pagar impostos. Já quando temos que simplesmente ´´comprar o peixe´´ e dar para quem pode pescar,  aí o imposto deixa de ser justo.
Então, senhora presidenta, me recuso a pagar a CPMF, caso ela seja aprovada. Não quero encher o bolso de políticos picaretas, sustentar um governo sem credibilidade, ou bancar um programa de assistência  falido, onde a última coisa em que se pensa é na educação, na saúde e na qualidade de vida de seu povo.



4 comentários:

Anônimo disse...

ENDOSSO TOTAL !

Anônimo disse...

O imposto do cheque foi criado para a saúde no governo do psdb....A senhora "esqueceu" de citar....

Anônimo disse...

Kika,

Não é verdade que não usamos o SUS, pois o SUS é mais do que assistência à saúde. Na vigilância à saúde (desde a vigilância da qualidade da água, do creme dental à vigilância ambiental para controle da dengue e outras doenças) usamos o SUS, mesmo sem prestar atenção nisso.

Além disso, se queremos políticas públicas de qualidade precisamos pagar impostos, é assim no mundo inteiro. O problema é que o imposto no Brasil não é justo, pois proporcionalmente, o "funcionário" paga mais que o "patrâo". Dessa forma, a CPMF até é razoável.

Abraços

Anônimo disse...

Impostos no primeiro mundo atendem aos cidadãos sem nenhuma distinção.
Neste país de 5ª : pagam funcionários que não comparecem, emendas parlamentares para uso dos próprios, propagandas mentirosas do governo e entidades que de classe só têm no nome.