O bolo e o Enem

Meu filho caçula, e seus amigos, resolveram jogar ovos e farinha num colega que aniversariava, mesmo sabendo que as normas da escola não permitiam esta brincadeira. É claro que foram pegos em flagrante (bem feito!) e levados para a direção. As opções eram a suspensão por 2 dias ou  fazer vista grossa e dar só uma advertência - afinal era aniversário do colega, etc, etc. Eu, teria dado logo a suspensão! Mas a coordenadora, bem mais sensata do que eu, propôs uma pena alternativa. Explicou para os meninos que o fato de não poderem  jogar ovos, não era uma forma de não comemorar o aniversário. O problema era o exemplo do desperdício de comida (eles compraram 2 dúzias de ovos e um saco de farinha!!!!!), e o fato de que nem todas as crianças tem espirito esportivo. Sendo assim, ela sugeriu que, como castigo,  eles fizessem um bolo com os ingredientes que iriam desperdiçar. O bolo seria levado no dia seguinte para cantar o Parabéns e depois, seria compartilhado com os colegas. A casa escolhida para o ´´castigo´´ foi a minha e posso garantir que os quatro fizeram tudo sozinhos! A Lú deu a receita e desenformou o bolo, e só.
  Eles aprenderam a lição, o amigo  ganhou um bolo de aniversário (ao invés de ovada) e os colegas participaram de tudo.
Nada como o preparo da coordenadora para resolver uma situação conflituosa.

Isso é para contar  que o Brasil precisa urgente de uma grande reforma na educação. Tanto na de base, quanto no ensino fundamental. Em 60 anos, o único avanço foi a implementação do  Enem.

E para começar, o principal seria um forte investimento nos educadores, com melhores salários, treinos, cursos e investimentos na formação desses profissionais, tão necessários e muitas vezes tão pouco valorizados. Um bom educador e meio caminho andado para a formação de nossos filhos. A gente é que as vezes esquece disso.






8 comentários:

Taciana Vian disse...

Kika, dou aula p/ vestibulandos há vinte anos e gostaria de entender em que sentido o enem foi um avanço?
ps: lei seu blog todos os dias e nunca fiz um comentário. vou começar porque acho a maioria muito pertinente mas não entendi esse.
Taciana

Clô disse...

Até os seguranças da escola que ajudaram a limpar a entrada da escola e dos predios vizinhos comeram do bolo!!! KKK!! Adorei! Adoro a Lu coordenadora!!
Bjo amiga.

Kika Gontijo disse...

Taciana, querida!
Na verdade o que eu acho é que o Enem foi a única mudança concreta na educação brasileira nos últimos anos. Nossa educação está engessada, atrasada. Nossos educadores são pouco valorizados e mal pagos. E quem sofre com isso são os alunos, o futuro do nosso país.
Beijos carinhosos,
Kika

Astride disse...

Não há dúvida de que "educar pela positiva" é sempre a melhor opção! Coordenadora jesuíta! 😉

Anônimo disse...

Que lição! Adoro os casos envolvendo seus filhos! Beijos! Fabiana D

renata disse...

Kika te mandei um comentario falando sobre o excesso das crianças e adolescentes no FACEBOOK,minha filha tem 11 anos estuda em colegio tradicional e a coisa esta descabida, inimaginavel o que ele fazem,gosto das suas lições,mas vi que não adianta falar as crianças e adolecestes os pais estão ausentes, quem sabe vc posta algo para alertar ao pais sobre isso, minha filha não tem mais face mas tenho no meu as coleguinhas dela e posso dizer que mesmo falando com algumas maes o que postam ninguem fez nada, tem algumas que ate compartilham fotos etc.. totalmente descabidas, das meninas de 11 anos super erotizadas, Meu Deus.Poruqe voce não posta algo deste genero, não sei se vc tem porblemas em casa com isso, mas tenho certeza que pela sua educação, experiencia ajudaria muitas pessoas, bjs,renata.

Anônimo disse...

Nota dez para a coordenadora e para as mães que aceitaram a correção.

Karina Fernandes Barbosa disse...

O problema não e só uma questão de salário (loonnge de mim dizer que somos bem remuneradas) mas sim de valorização da profissão.
Muitas mães pagam grandes fortunas em salões, bolsas e roupas mas acham um obsurdo pagar x para uma professora.
E um problema político e social
Quantas vezes já ouvi frases do tipo:
"Não tinha nada melhor pra vc fazer quando escolheu fazer pedagogia?"
"Mas vc não faz nada com seus alunos né, pq ele são tão pequenos!"
"Eles não sabem ler e escrever?"

Fazemos muito mais do que apenas ensinar a ler e escrever. Desejamos e trabalhamos para que sejam pessoas melhores!!
Estamos vivendo num mundo onde temos que ter, ter, ter, ter ......
Poucos se preocupam em ensinar o filho a SER!!!
Enquanto pensarmos assim não teremos grandes mudanças não!!!
E concordo com a Renata sobre a omissão e permissividade de algumas famílias.
Semana passada um amiga me contou estupefata que mais de uma criança, da sala do seu filho de 9 anos, passa a manhã em casa sozinhooooo!!
Sozinho mesmoooo!!

Como assim gente!?
Tem alguma coisa muito errada nisso tudo, não tem???