Simples assim

Natália Dornellas é jornalista respeitada e editora do caderno Pandora do jornal O Tempo.
Gosto do que ela escreve e dela, embora não goste do Pandora, que acho bem fraquinho.
No seu editorial deste domingo, a jornalista desanca as blogueiras de um modo geral e os blogs de moda em particular.
Segunda ela ''uma turma que em sua maioria só quer saber de ganhar uma mudinha de roupa e fazer sucesso no shopping, a geração ''olha pra mim'' .''  E continua dizendo que a ''blogueirice''  veio dos Estados Unidos e que só aqui a moda ainda continua.
Natália conta que uma reportagem séria da revista Galileu (eu li e é isso mesmo), voltada para ciência e tecnologia, ''põe o dedo na ferida e fala do desserviço que muitas dessas celebridades digitais estão prestando ao leitor e à moda brasileira, com informações vendidas e equivocadas''.
Corajosa, Natália falou _ e escreveu _  o que a grande maioria dos jornalistas de moda pensa. Lilian Pace já escreveu várias vezes sobre esse tema e os blogs de moda são temas constantes de debates entre os jornalistas e estudantes de moda.
Ok, concordo com ela em gênero, número e grau e a carapuça serviu. Mas então porque os blogs estão por aí bombando? Será que não é porque o mercado editorial falhou e não deu aos seus leitores e consumidores de moda, algo realmente sedutor?  Porque será que pessoas que nunca estudaram moda e não entendem nadinha do assunto,  lançam e vendem produtos com mais velocidade do que as revistas? E porque tanta gente esclarecida e com acesso à boa informação entra nos blogs de moda?  Não sei.
 Os blogs são uma faca de dois gumes para a industria da moda: podem ser usados para vender um produto da mesma maneira que um blog sem estilo pode acabar com um produto.
Mas o fato é que, como tudo na vida, existem os blogs bons, os horríveis, os cafonas, os pretensiosos, os comerciais, os divertidos. É só uma questão de seleção natural. E a seleção só pode ser feita por quem os lê. Simples assim.









11 comentários:

Anônimo disse...

Põe o link para o artigo, Kika. Eu sou jornalista e adoro alguns blogs, o seu é um deles! A internet é muito jovem, estamos aprendendo a lidar com ela. E como filhos da ditadura, também estamos aprendendo a lidar com a democracia. Vamos lá, é uma caminhada!
Mas fico pensando nas blogueiras-meninas de hoje, a exposição é enorme, os egos ficam inflados, elas tem seguidoras, fãs, séquitos. Os blogs são usados para demonstrar "poder": 'eu tenho uma birkin, hahaha, vc não tem e eu sou melhor que você'. Um perigo e uma inversão de valores... Só o tempo para saber onde vamos parar...

Tânia disse...

kika, como sempre o seu blog vai pelo caminho da inteligencia. parabéns.
Tânia

Cris Ferraz disse...

Concordo com o texto kika. Só tenho um detalhe: o seu blgo se encaixa nos
EXCELENTES!
Cris Ferraz

Anônimo disse...

Kika, não encontro nas revistas de moda o que encontro nos Blogs. Moda de rua, o que efetivamente vestimos, o que tá usando !! O que é acessível. Esses editoriais, semana de moda....bem, não é pra mim... Não enxergo as tendências, não me servem de referência.
Ok. Depois de um tempo freqüentando alguns blogs percebi que alguns deles só tinham a finalidade de vender, esses risquei da minha listinha. Outros são pura ostentação.....acho uma chatice....
O seu, que é o meu preferido, me inspira, me diverte!!!

Ana Rosa disse...

Kika,
antes nós íamos á banca de jornais uma vez por mes para comprar as revistas. Hoje, atraves dos blogs, temos as informações diariamente!! E mesmo as blogueiras que só querem aparecer,(com roupas bacanas) elas nos servem pelo menos, para nos inspirarmos! Parabens e continue com o blog que eu AMO!!!! Beijos
Ana Rosa Roitberg

Anônimo disse...

Exatamente, por este motivo que continuo lendo e vendo o seu blog.
te adoro!

Anônimo disse...

Kika,
a dona da coluna do Tempo que me desculpe, ela precisa reciclar. As coisas estão acontecendo rápido, tão rápido que boas blogueiras hoje não o serão amanhã, quem for esperto que pegue de maneira inteligente este bonde da oportunidade
.

Lais Lopes disse...

Como sempre arrasando Kika... Adorei seu comentário!!! Não é a toa que adoro seu blog.

Lina disse...

Adoro seu blog,Kika!

Anônimo disse...

Você é a melhor, Kika! Bom gosto e classe, sem um pingo de afetação! Parabéns! Fernanda

Luciana Braga disse...

Concordo 100% com voce.

Tem blogueiras, nesse caso algumas mineiras, como nos, que se deixaram levar por esse "brindes" ou sei la o que que elas devem ganhar…e mulheres em idades ja avancadinhas, usam girias de meninas de 20 e poucos anos, como:capotei, bahonicos…acho pessimo.

E ainda colocam o coitado do marido de cumplice das "viagens" fashion delas…

Outro dia estava no meu dermatologista, um dos melhores de BH, que atende varias delas, e ele comentou comigo: acho tao bacana que sei que voce tem um blog ha quase 3 anos e nunca comentou sobre ele, conheci naturalmente, mas fulana e fulana ja nao aguento mais, insistindo em fazer permuta daqui, entrevista dali.

Sao dessas que a autora do jornal deve estar falando…