Ellen e a liberdade

A cadeia de lojas americana JC Penney contratou a apresentadora Ellen Degeneres para desenhar uma linha de roupas e acessórios para casa, de olho na popularidade impressionante da moça.
Foi só isso acontecer, que a Liga Milhões de Mamães  _  uma espécie de Tradicional Família Mineira do tio Sam _ começou uma campanha para que a cadeia de lojas demitisse a apresentadora  já que ''Ellen  não é um bom exemplo, nem se encaixa nos padrões tradicionais da loja'', incentivando a todos os que prezam ''os bons costumes'' que não comprassem mais na JC Penney.






Ellen é lésbica assumida, casada há anos com a bela Portia de Rossi. Foi uma das primeiras celebridades a assumir publicamente ser homossexual. Seu programa na TV tem uma das maiores audiências dos Estados Unidos _ perdendo para Oprah e Martha Stewart, apenas. Sua fortuna ultrapassa os 65 milhões de dólares, e ela é considerada uma das 10 celebridades mais influentes dos Estados Unidos.
 Ano passado foi convidada por Hillary Clinton para representar os EUA nas campanhas de pesquisa da Aids e recebeu em seu programa Michelle e Barack Obama _ a quem apóia no novo mandato. Ellen e Portia levam uma vida discretíssma, circulam sempre acompanhadas da mãe de Ellen e tem juntas uma fundação de apoio a mulheres com Aids. Mais tradicional, impossível.

O fato é que o tiro das Milhões de Mamães, saiu pela culatra. A JC Penney emitiu um comunicado apoiando Ellen ''incondicionalmente'', os apresentadores de TV tomaram as dores da colega e em todos os programas apoiaram ao vivo Ellen e a JCP pela decisão corajosa de não demiti-la.

E, para coroar, os fãs de Ellen fizeram uma corrente de repulsa a Milhões de Mamães e uma verdadeira horda de fãs invadiu ontem a JC Penney, comprando o que viam pela frente e sacudiam seus cartões pela loja gritando ''eu vim aqui pela Ellen!'' Foi a maior venda da loja depois do natal.







É óbvio que não cabe mais no mundo de hoje esse tipo de preconceito. E é óbvio que se eu morasse lá, também iria a JC Penney (inclusive entrei no site de apoio a ela  - clique aqui para apoiar Ellen). 
Mas adoro o fato de os Estados Unidos serem um país livre, onde todas as pessoas são ouvidas.  Até a primitiva e antiquada Milhões de Mamães, com seu moral ultrapassado  pode se manifestar _ mesmo que seja para ser massacrada depois. E os milhares de fãs _ e cidadãos sensatos _ podem gritar, berrar e calar, com gestos e ações,  a feia voz do preconceito. Isso não é maravilhoso?! 

Adoro essa frase de Voltaire: '' Posso não concordar com nenhuma palavra do que você disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las.''

E viva a liberdade!





4 comentários:

Anônimo disse...

Kika, não acreditei quando te vi hoje no Belvedere! Porque vc nunca falou que vc tb dá aula de catequese? Gente, achei sensacional! Que legal mesmo!
Te desejo tudo de bom! E adorei te conhecer pessoalmente!
Márcia (mãe do Gabriel, seu aluno!)

Anônimo disse...

Nossa Kika, adoooooro a Ellen!
Sempre que posso dou uma espiadinha no programa dela.
Ela é espetacular e também iria lá com certeza para apoiá-la.
Bjs

Anônimo disse...

Kika, o seu blog é que nos brinda com humor, inteligencia e bom gosto.
Timtim! Amo e entro todo dia.
Se vc mandar, compra até avião caindo!
beijão!!
Ana Maria Gama Lobo

Anônimo disse...

gosto de ellen também mas dái a vc achar que ela tradicional, não dá. tradicional como? então vai ver que eu não sei o que é ser tradicional.