Desafio

Neste domingo, os Gontijo-Barbosa baixaram em peso para almoço e passeio em Inhotim.

Um ótimo programa para um domingo de céu azul e ventinho.

Inhotim dispensa comentários. Eu ainda não conhecia os pavilhões novos e fiquei deslumbrada com a instalção de Matthew Barney e com o ´´Som da Terra´´.

Mas Adriana Varejão mora no meu coração e cada dia que passa mais me convenço que é ela é hoje, a maior artista do Brasil!



Duas coisas me chamaram a atenção.

Uma me deixou muito feliz, que foi ver a diversidade de público que estava lá. Velhos, novos, crianças, jovens, gente bem vestida, gente mais simples. Todos compartilhando a beleza e a arte. O que faz um país forte é a capacidade de se oferecer as mesmas oportunidades a todos.


Outra, me deixou em dúvida. Foi montado um grande palco para apresentações musicais e no domingo se apresentou uma orquestra e depois o Wander Lee. Não tenho nada contra o Wander Lee, muito pelo contrário. Porém fiquei um pouco desapontada.

Inhotim não é uma praça. É um museu. Seus jardins, o silêncio da natureza, a quietude das águas e os pássaros, são talvez, sua obra prima.

Inhotim é um lugar contemplativo, de enlevo e observação. Com o show, os jardins ficaram cobertos de gente e o silêncio e a calma foram para o espaço.

São os desafios da vida: a arte tem que ser para todos, certo? Certíssimo! Mas como fazer isso preservando a qualidade do que se tem?

6 comentários:

Anônimo disse...

O que acontece é que a elite quer tudo so para ela. Tudo que é popular a eleite nao quer. O povo tem que ser ignorante. nao estou dizendo vc kika e sua familia, mas os esnobes de plantao.

V. disse...

Discordo. Neste caso é simplesmente porque o popular não combina no lugar!

Anônimo disse...

Kika, concordo com vc no que diz respeito a Inhotim. Mas desculpe, arte contemporanea é para quem nào sabe nada de arte. Arte é Picasso, Tarsila, Monet, Portinari...
Fred

Anônimo disse...

Eu até entendo a iniciativo do Inhotim, mas sinceramente acho que não combina mesmo. Não tem nada haver com a elite ou povo, arte comtemporânea ou clássica... mas sim com o ambiente, cujo silêncio é o maior atrativo.

Tais disse...

Como assim arte conteporanea é para quem não sabe nada de arte????
Que bobagem!

Arte é arte, clássica, popular, conteporanea, moderna, antiga....
até vc pode fazer arte !

samaritana disse...

Alguns esclarecimentos, sujeitos a comentários.
Primeiro - Inhotim é um projeto de um mecenas, Bernardo Paz. O Estado não usou o meu, o seu dinheiro para construi-lo. Lógico que sendo particular é necessário que pelo menos s manutenção seja paga pelos visitantes. 16,00 reais para tanta maravilha é pouco. Para uma família simples com poucos recursos é muito.
Segundo - ¨popular¨ combina muito com Inhotim, para isso existem visitas guiadas e gratuitas para estudantes. Inhotim faz um trabalho de inclusão com o jovens de Brumadinho e Sarzedo.Podem reparar que todos os funcionários pertencem aquela região.
Terceiro - a opção por arte contemporânea foi do Bernardo que se desfez de toda sua coleção de arte moderna ( Guignard, Portinari, Teruz, Ianelli, etc) para a arte contemporânea. Arte esta que boa ou não ( isto depende de cada pessoa) requer espaços amplos.
Quarto - hoje Inhotim é considerado como o maior museu a céu aberto do mundo, recebendo visitantes de todos os paises.
Minas tem que se orgulhar muito desta iniciativa. Visite Inhotim pelo menos 3 vezes ao ano. Voce vai voltar para casa com a alma renovada.