Andy




Andy Warhol foi o ''pai'' e criador da Pop Art. E ponto.
Filhos de imigrantes eslovacos, Andy começou desenhando quadrinhos para a industria de publicidade, logo que se mudou para Nova York.
Usando tudo o que aprendeu como ilustrador da Vogue, Hapers Bazar e The New Yorker, ele faz sua primeira exposição individual em 1960. Sucesso absoluto!
Todos queriam saber quem era aquele magricela de cabelos tingidos que, sem cerimônia, usava Mao e Lenin como pano de fundo para suas serigrafias.







Em 1968, Warhol é baleado por uma psicopata, fundadora da Sociedade para Castrar Homens.
O artista saiu ileso e o episódio deu origem ao filme '' I shot Andy Warhol''. E a lenda continuava a crescer.
E tome festas, bebedeiras, drogas e muito, muito dinheiro. Toda a sociedade moderna e ricaça da época tinha, porque tinha, que ter um Warhol na parede.
Mas ser retratado por ele, ah, isso era para poucos. Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor, Carolina Herrera, Diane Von Furstember, Judy Garland e outras, tiveram este privilégio.




Em 1987, no auge da carreira, Warhol se submeteu a uma cirurgia de visícula e não resistiu. Morreu aos 58 anos.
Hoje suas serigrafias, técnica que até então não era considerada ''arte'', valem uma fortuna.
Recentemente, o ator Hugh Grant, disse que quando comprou uma ''Marilyn'' por $17 milhões de dólares, estava completamente bêbado. Algum tempo depois, ele vendeu o quadro por $37 milhões.











Alguns críticos ainda hoje, não consideram Warhol um grande artista. Falam que tudo não passou de marketing da personalidade excêntrica do artista. Pode ser.
O fato é que suas serigrafias de latinhas de sopa Campbell's e flores infantis enfeitam as paredes de 8 das 10 das casas mais bacanas do mundo.





















Um comentário:

Vanessa Lima disse...

E isso ai kika,
um blog super bacana!
A Cris da Contacto já tinha me falado do seu blog!
Adorei. Vou virar leitora diaria!
Vanessa Lima