Lula e o poder


Fico me perguntando o que leva uma pessoa a se desvirtuar tanto de seus ideais.
Não que eu ache que não possamos mudar de idéia ao longo da vida, mas mudar de valores é outra coisa.
Como sou velha, me lembro de Lula, um metalúrgico do ABC paulista, barbudo e raivoso, gritando por Diretas - Já, lutando contra a ditadura, defendendo com unhas e dentes os ´´direitos dos trabalhadores´´. Lula amedrontava as elites e não tinha ainda a total confiança das classes menos favorecidas. Eram tempos difíceis,  de um  Brasil que saia de uma ditadura cruel, tinha uma inflação que corroía o dinheiro do trabalhador e enriquecia alguns poucos. Mas um grupo de militantes engajados e atuantes, junto com os trabalhadores paulistas, somados a uma esquerda intelectual saída de anos de mordaça, fizeram de Lula o seu líder.

O resto da história a gente já sabe. O ex-metalúrgico levou a presidência, governou o país por oito anos, mudou a vida do brasileiro (que agora é quem paga o preço do sonho do poder eterno). 
A raiva do tempo de operário ficou escondida nos meandros do poder, nos presentes, na vida confortável e luxuosa que veio junto com o cargo. 
O idealismo de mudar o país, sumiu, perdido entre a montanha de dinheiro sujo dos seus comparsas corruptos e corruptores (sim, são todos iguais). 
E o povo, que o tinham como líder e exemplo, e que depositavam no ex-metalúrgico a esperança de
uma vida melhor, foi enganado. Enganado por um projeto de governo grandioso, desonesto e egoísta, onde a grande maioria dos brasileiros comuns não faria parte. 
Antes Lula tivesse conservado a sua raiva. A raiva contra a injustiça, a corrupção, o desmando, a desonestidade. 
´´Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades. Mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder´´, já dizia Abraham  Lincoln. 
Lula suportou as adversidades de ser um operário num país com o Brasil dos anos 70. Mas sucumbiu ao poder.






7 comentários:

Anônimo disse...

Magnífico Kika, demais o que escreveu. Vamos esperar e torcer para que agora, ele pague pelos crimes.

Anônimo disse...

Kika,

isso que discuti hoje no trabalho com minhas amigas petistas. Esse país é tão corrupto que conseguiu corromper pessoas antes realmente idealistas e lutadoras como Lula e outros membros do PT. Mas ninguém vive do passado! A roubalheira começou em nome da governabilidade, depois para se perpetuar no poder ganhando eleições e agora vai pelo enriquecimento individual. Espero que a partir de agora tudo comece a mudar de verdade e que outras verdades, incluindo do PSDB, venham a tona. E viva Sergio Moro!!
Bjs

BL

Anônimo disse...

Kika ,
Há uma Teoria Freudiana , " Os arruinados pelo êxito " , que completa o seu brilhante texto !👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns !
Abraço carinhoso ,
Maria Eugenia

Anônimo disse...

asqueroso!

Anônimo disse...

O SHOW QUE O MORO ARQUITETOU NÃO DEU CERTO... DEU MESMO FOI UM TIRO NO PÉ...BORA MORO PRA PRENDER O LULA TEM QUE ARRANJAR OUTRO JEITINHO BEM BRASILEIRO...AGUARDANDO A PROXIMA ETAPA DA OPERAÇÃO VAZA JATO...BEIJOS KIKA E UM BOM DOMINGO.!

Anônimo disse...

Esse anônimo de cima deve ser Petista, claro que já é alguma coisa. VAMOS TODOS PARA AS RUAS NO DIA 13/03!!!

Anônimo disse...

Parabéns, Kika! você disse tudo....