Somos um só

Não se falou em outra coisa nas redes sociais: ´´70 sírios desembarcaram em BH e precisavam de roupas, alimentos e até tradutores´´.  As pessoas, sensibilizadas com a situação dos imigrantes, se mobilizaram numa rede de solidariedade comovente e enorme. Doações vindas de todos os lugares da cidade, carrinhos de bebê, berço, montanhas de roupas, alimentos, material de limpeza, fraldas, remédios, etc, etc. As pessoas queriam ajudar de qualquer forma possível. Até quem não podia dar nada, queria ser voluntária, ajudar, abraçar, acalentar aquelas famílias que deixaram seu país, lutando para sobreviver.
Passado dois dias, a realidade se tornou um pouco diferente. Sim, os sírios chegaram a BH, mas há bastante tempo.  E sim, eles agradeceram penhorados as doações e a solidariedade, mas ... não, eles já tinham roupas, sapatos e estavam bem instalados e alimentados.
De tudo ficaram algumas lições.
- As pessoas são, na sua maioria, solidárias. Ainda bem.
Precisamos manter acesa esta chama da compaixão. Meus filhos, por exemplo, estavam empolgadíssimos querendo ajudar com roupas e brinquedos. E queriam ir pessoalmente levar as doações!
- A ajuda vem muitas vezes de quem pouco tem. Esses sim, sabem o que é precisar e não ter.
- Tem gente que não ajuda mesmo. E ponto. ´´ Não é problema meu´´ ou ´´Já tem muita gente ajudando´´ ou até, pasmem, ´´Ai, vou ter que levar lá? Não dá para vir buscar?´´.  Para esses um lembrete: um dia é você que pode precisar.
- Juntos, somos fortes e podemos mover montanhas. E se somos capazes de mover montanhas, como não podemos ser capazes de ajudar a todos os que precisam? Porque nos mobilizamos tanto para ajudar os sírios e muitas vezes não estendemos a mão para quem está logo ali, na favela? Existem milhares de projetos sociais que precisam desesperadamente de tudo! Ajudar é ajudar. Seja ajudar sírios, mineiros, nordestinos, seu vizinho.
- Nem tudo está perdido e sim, o ser humano é bom. Louvado seja! Mesmo com essa crise econômica assolando nosso povo, doar foi importante para muita gente. Se levantar, participar, sair do seu conforto, estender a mão, se mobilizar.  Jesus deve estar feliz da vida com seus filhotes!



4 comentários:

Anônimo disse...

Maravilha!!!!
Mas levanta uma questão: porque os abrigos de crianças brasileiras (refugiadas da família biológica) recebem tão pouca atenção e doações.
Vcs já visitaram algum? Que tal um interesse por nossas crianças também?
Tem muitos por aí e as necessidades são imensas. Não tem nada para doar? Nem afeto? Será?

Anônimo disse...

Concordo kika. Tem gente que não ajuda mesmo a gente implorando.
pena que as pessoas não saibam como tem tanta gente precisando como disse o anonimo de cima, de afeto e atenção.

Flavinha disse...

É isso ai! Temos que ajudar sempre,mas principalmente quem esta mais perto da gente!

Ana Maria, sp disse...

Precisamos ajudar os nossos primeiro. Para que esses um dia possam ajudar outros.