Anna ou ThássiaS?


Em uma das mais icônicas cenas do filme O Diabo Veste Prada, a mulher mais poderosa do mundo da moda, Miranda Priestly, dá uma lição em sua secretária sobre o azul cerúleo e o poder das roupas.  E é verdade. O fashion business movimenta bilhões e azeita uma engrenagem que vai deste agência de viagens, até filmes e fábricas gigantescas. É também verdade que esse mesmo mundo tem seu lado escuro como o trabalho escravo, o submundo das modelos e a falsificação. O que é inegável entretanto é que a moda é parte importante das nossas vidas e pensa pequeno quem acha o contrário.
E é também bobagem achar que a moda é fútil. Não é. Fútil são as pessoas que muitas vezes não sabem o fazer com a moda. Ao invés de usá-la a seu favor, fazem com que a moda seja irreal, desnecessária e feia. A moda conta a história da evolução humana, das transformações da nossa sociedade. 

Junto ao poder da moda, está também o fenômeno das blogueiras, que ditam moda, tendência e estilo, jogando para escanteio (infelizmente), as boas revistas. Há alguns anos a Vogue, Marie Claire e Bazaar eram as ´´donas´´ da moda. O que elas falavam, a gente usava (e comprava). Fim de uma era. A rapidez da informação fez com que as revistas, que saem semanalmente, ficassem ultrapassadas. A moda precisava ser consumida já. Deste vácuo, nasceram as chamadas blogueiras de moda. 
Hoje, as blogueiras são quem mandam e desmandam. Claro que me refiro as blogueiras realmente poderosas, já que o mundo virtual está infestado de blogs de looks, rasos e passageiros. Enfim, Thássia Naves e Lalá Rudge são as Vogue e as Elle do século XXI, para um determinado público. Eu, pessoalmente, tenho grande admiração de ver onde elas chegaram, mas não me servem jamais de referência. Nem de moda, nem de comportamento. Não gosto de looks montados, nem do ´´grito da moda´´ (essas fotos minha leitora amada de Brasília foi quem me enviou!).  Vou confessar que Helena Bordon é a única que as vezes eu ´´sigo´´, e olhe lá. Ela é engraçada, ri de si mesma e jamais faz aquela pose de ´´look do dia´´, olhando para os pés, além de ter  um ´´quê´´ de rebeldia. 




De uns tempos para cá, não sei porque,  essas blogueiras estão passando um pouco da linha que separa o bom gosto da moda rápida, que transforma o estilo em mal gosto.


Tudo bem que elas tenham que ´´vender´´ o produto e mostrar o novo. Mas é preciso ter cuidado e bom senso. Num mundo onde a ode ao consumo está em baixa é espantoso ver a falta de elegância dessas meninas super poderosas. Elas são incapazes de usar uma camisa branca comprada há dez anos e misturá-la com uma calça moderninha. Ou usar um vestido  clássico do armário da mãe junto com um Louboutin. Ou repetir a bolsa. Ou usar uma camiseta branca de 25 reais. Ou de mostrar que a moda é para nos servir e não o contrário. A moda é para nos deixar linda e não o contrário.
Ou Thássia Naves bateu a cabeça ou eu não entendo nada de moda, mas me falem com sinceridade se ela está linda nesses looks aí de baixo. 














E até a bela  Lalá Rudge, exemplo de BCBG, se vestiu de periguety- esvoaçante, como bem disse minha amada leitora de Brasília! 
A impressão que tenho é que elas ganharam tantas coisas que tem que colocar tudo, e rápido. E que elas tem sempre que estar no berro da moda, imediatamente, rapidamente, implacavelmente, sem perdão. E sem gosto. E sem bom senso. E ... sem elegância. 

E enquanto isso, as meninas que são loucas por essas blogueiras-ostentação, compram o que não precisam, o que não lhes cai bem e ... o que muitas vezes, não podem pagar.  
E temos closets abarrotados de griffes, e meninas ansiosas em terem a última it bag. E confundimos elegância com exagero, bom gosto com dinheiro, beleza com marca. 













































Não sei se Miranda Priestly iria gosta deste post. Só sei que Anna Wintour, a real Miranda, não sucumbe à moda. Talvez porque ela saiba exatamente o que a moda significa.  Anna  usa o que ela gosta, repete sempre suas roupas, usa o mesmo óculos escuros há séculos, nunca trocou os móveis do seu escritório garimpados em antiquários, não troca seus colares de pedras por nada e é absolutamente fiel a seus costureiros favoritos, mesmo tendo que agradar a todos os outros.
Dentre todas as blogueiras tão lindas, jovens e poderosas, ainda fico com a boa e velha Anna.






Imagens: Miranda: divulgação; blogueiras: Instagram e divulgação

47 comentários:

Joanna disse...

Concordo em número gênero e grau!! Não sigo nenhuma dessas que você mencionou, mas vejo fotos uma vez ou outra! Tudo tão artificial, tão descartável, tão feio!

flá disse...

Não entendo!!! Vc viu aquele vestido meio patch que a Lala estava na MFW??
Nem a modelagem estava legal...
Ela ainda tinha alguma credibilidade por ser mais clássica...
Mas a Thássia... sério, virou cabide de tendencias esquisitas.
Acredito que nem ela gosta e até evite olhar no espelho pra não se assustar.
Elas sabem fotografar, têm ótima postura... mas as roupas não convencem nem como "tendência".
Pena...

Anônimo disse...

Kika,

vou defender as blogueiras! Elas foram uma luz no fim do túnel para pessoas como eu que costumava comprar revistas de moda e, após chegar a última página, não tinha nenhuma nova idéia, não achava nada bonito e não conseguia nem mesmo entender as tendências do momento. Os editoriais cada vez mais esquisitos , mostrando roupas caríssimas, completamente inacessíveis aos simples mortais, tentando apenas vender seus anunciantes.
Gosto de muitas delas, também acho que a Thassia se perdeu no caminho mas Lala Rudge , Silvia Braz e as meninas do Fashion Hall continuam muito elegantes e fiéis ao seu estilo pessoal, tirando uns pequenos deslizes, já que ninguém é de ferro. Olhando um único dia do seu blog (Kika Gontijo) consigo ver muito mais beleza do que lendo as edições mensais de Vogue, Elle e Estilo juntas! Além disso, não podemos esquecer que essas meninas não tem formação em jornalismo e apenas nos passam seus gostos pessoais, sem grandes pretensões. As revistas, por outro lado, são feitas por pessoal especializado e se não se reinventarem vão mesmo desaparecer.
Bjs,

BL

Anônimo disse...

Concordo total e acho até que a própria Thássia não gosta, ela nunca sorri nas fotos, rsrsrsr

Lu Leite disse...

A Lala tem dinheiro e um rosto impecável.... Falta gosto, falta criatividade, falta personalidade! Ela só usa porque é caro e muitas vezes fica igual uma jeca.

Já Thassinha, gosta de inovar (mas muitas vezes exagera), ela se puder colocar um abacaxi na cabeça ela coloca e suas seguidoras, como boas "vacas de presépio" vão lá e colocam também... Resultado???? Um monte de Jecas andando na rua em lotes de Thassinha.

Bom... Elas caíram na graça do povo e viraram tendência... Cada dia com um look mais ridículo e disseminando esta "moda" pelas ruas.

Ahhhh e já estava esquecendo, como estas blogueiras não são nada baratas, o mercado está super ultra inflacionado e quem paga???? Nós consumidores.

Exemplo disso cito a Luiza Barcelos.

Antes da Thassia: valores honestos e qualidade impecável

Depois de Thassia: valores ultra mega desonestos (uma rasteirinha quase 600,00) e qualidade de produto de feira, ou seja, acabamento e conforto zero.

Para não falar que só desci a lenha, vou deixar uma it girl que a.d.o.r.o seguir...

Diana Krepinsky, leia-se filha de Erli Rodrigues ex diretor geral da American Airlines no Brasil. Essa sim, tem bom gosto, tem estilo, super ultra mega viajada e super divertida!

Ufaaaa escrevi muito, né Kika??? rsrsrs mas estava engasgada.

Beijocas

Lulu

Carol Lavall disse...

Como não te amar querida Kika, nossa tudo que precisava ouvir, achei que só eu no mundo estava com implicância,
Tá tudo muito exagerado, muito tudo, e acho que elas estão se perdendo, quero ver muita gente apoiando esse post perfeito!!!
Beijo grande

Anônimo disse...

ELAS TERÃO DE SE REINVENTAR, NÃO CABE MAIS, COM ESTA CRISE TODA....AQUI E NO MUNDO...
MUITO JECA MESMO, ME ADMIRA ESTA LALÁ, DE FAMÍLIA TRADICIONAL, BEM CRIADA .... PARECE UMA BARBIE.... CONCORDO PLENAMENTE C O SEU POST, ELAS PODERIAM MOSTRAR COMO ESTÃO PERCEBENDO A CRISE, PARA FICAREM MAIS REAIS E ANTENADAS, O CHIQUE AGORA É SLOW FASHION!

Kika Gontijo disse...

Joanna, querida! Eu ´´sigo´´ as vezes a Helena Bordon, mas confesso que não sou assídua.
Beijos carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Flá, querida!
Não vi a Lalá! Na verdade não vejo o blog dela,essas fotos eu recebi de uma leitora.
Beijos carinhosos,
Kika Gontijo

Kika Gontijo disse...

BL, querida!
Obrigada pelos elogios! Sim, é verdade que as blogueiras assumiram um vácuo que as revistas de moda não conseguiram suprir, de mostrar algo pessoal, rápido e fácil. Talvez o fato de não serem jornalista seja um desses fatores, já que elas mostram o que elas gostam e ponto. Até aí, tudo bem, eu mesma tenho um blog, vamos combinar!!!
O que acontece é que junto com o número de seguidores coube a elas vender uma moda que muitas vezes, não lhes cai bem. E de vender um estilo de vida tão ´´perfeito´´ que é tolice acharmos que é real e ... que é elegante. Também, como você, nunca gostei de editoriais de moda, pelo contrário! Nunca consegui entendê-los! Para te falar a verdade, sabe qual eram minhas revistas favoritas? Daslu e Hola (uma espanhola)! Mas como não me encanto pelas blogueiras, nem sou seguidora de blogs de ´´looks do dia´´, sinto falta de boas referências. Adoro seus comentários e fico muito feliz de tê-la com leitora!!!
Beijos carinhosos,
Kika Gontijo


Anônimo disse...

Essas blogueiras usam saco de lixo se tiver etiqueta. Foi exatamente o que vc disse, não sabem tonar a moda usável e acessível, querem demonstrar poder. Essa Thássia, pelo amor de Deus, ela parece aquela velha surda da Praça é Nossa.

Kika Gontijo disse...

Lilyan, querida!!! Como está São Paulo?
Também achei meio estranho essa moça estar sempre com cara fechada...
mas minha BFF Victória Beckham não sorri e é o máximo!!!!!!
Beijos super carinhosos,
Kika Gontijo

Anônimo disse...

Concordo com a Lu Leite. Conheço a marca Luiza Barcelos há anos!!! Atualmente, por mais que tenha condição, me recuso a pagar os preços exorbitantes. Sem falar na qualidade que caiu assustadoramente....

Kika Gontijo disse...

Lu, querida!
Amo comentários longos! Vc escreveu muito bem!!!!!
Beijos carinhosos,
Kika Gontijo

Kika Gontijo disse...

Carol, amada!!!!
Nossos pensamentos passam quase por osmose!!!!!
Estamos juntas, sempre!
Beijos carinhosos,
Kika

Kika Gontijo disse...

Estou animadinha e respondi todos os comentários, viram só?!

Anônimo disse...

Kika,
Este assunto sempre gera muitos comentários. Seu post esta demais!!! Disse tudo! Gostava bastante da Thassia, ela costumava misturar peças de grife com peças mais baratas, mas acabou se perdendo no caminho do comércio...dinheiro e fama. Não entendo nada que ela usa atualmente.
Sobre o comentário da Lulu assino embaixo, a Luiza Barcelos perdeu todas as medidas! Preço absurdo e qualidade zero! Querida Luiza reveja sua marca!
Bjo.
Pati Tavares.

Flavinha disse...

Kikota,concordo com isso tudo que voce falou: o bacana é voce andar com estilo mas sem gastar tubos de dinheiro. Sou a favor do HI LO , a ´bossa ´esta exatamente na mistura de peças antigas com novas, o mix de roupas de lojas de departamentos com grifes mais caras. E vou alem disso: e as blogueiras que indicam os tratamentos de pele, corpo e make caresimos ...afff... muito facil ficar linda e gostosa gastando horrores... nenhuma delas da dicas preciosas que tenham um custo- beneficio bacana.

Anônimo disse...

Kika estas meninas são empresas.
Elas já passaram da fase do "eu uso o que quero ". Elas usam o que é enviado para elas pelas marcas do desfile. Desfile Fendi, Fendi da cabeça aos pés. Ledo engano quem pensa que estas garotas abrem o guarda roupa e fazem suas malinhas Rumo a semana de moda mundo a fora.
Tudo é meticulosamente pensado. Os PRs das grifes sabem quem vai vestir o que é principalmente, vai assentar aonde. Ou você acha que elas acentam na primeira fila dos desfiles porque compram muito?! Não, porque vendem muito!
Passagem, hotel, make. Tudo pago e com contrato como uma empresa.
É como acontece no look do dia? Elas compram e postam @chanel a marca presta atenção no retorno e envia um mimo para as garotas até que vira um "negócio ". Porque será que a Lalá anda de amores com a Dior, sendo fotografada na França para a Vogue Brasileira??? Porque a conta bancária tá recheada de 00,00 pela Dior.
Acho uma bobagem essa polêmica sobre ostentação em época de crise. O Brasil tá em crise, os refugiados são uma situação lamentável e triste mas o mundo continua rodando e as árabes e asiáticas continuam consumindo como nunca. É assim sendo a indústria da moda continua a todo vapor Graça a Deus.
Adorei a opinião da leitora que falou que os editorias de moda estão horrendos, pois bem sabe o Thassinha significar atualmente para a indústria de moda: um editorial ambulante!!!
Adoro polêmica e opiniões, isso é sinal de inquietação, gente pensando. Mas existem também os fatos reais - como os que apresentei a cima - não inventeu nada. Sou PR de uma grande marca de moda do Brasil - não cabe aqui citar o nome - e é assim que as coisas funcionam.
Beijos
LVC

Anônimo disse...

Lala no seu dia a dia se veste normal, algumas peças que apareceram foram para fotos..e algumas para ver os desfiles dos costureiros famosos..Lala é iluminada..ela pode vestir um saco de batata que vai ficar linda..
Quanto a Tassia...ela se esforça..quer mais aparecer e ganhar o seus $$$$, qto a ela não sorrir..ja foi cantado em verso e prosa, ninguem entende a falta dele..

Martha

Malisa disse...

Kika, concordo plenamente com a Pati Tavares, no começo Thassia era autentica e descolada mas se perdeu total no meio dessa venda de produtos, quis ser "a diferente" mas não conseguiu. Pena! E ainda inflacionou o mercado de produtos que gostávamos.
Tenho dó da meninada que tenta seguir nessa vibe. Triste, triste!!!!

Anônimo disse...

LVC, acho que vc tbm quer vender seu produto rsrsrsrsr..... existe uma crise SIM, e temos de refletir sobre isto, o fato das coisas terem sido sempre assim ´muito simplista, me desculpe. o mundo está mudando, vc deveria ler mais jornais....
quanto as blogueiras, concordo, é business, mas perderam a mão.

Carol lawall disse...

Adorando tudo, tão bom ver nos mulheres desconstruindo, criticando, dando opiniões, elogiando
Nosso mundo feminino, viva as diferenças, viva o bom é o mau gosto, viva o saber ou não se vestir!!!
Adorooooo uma polêmica

Karla Boncompagni disse...

Concordo com vc Kika Gontijo Barbosa tudo tão banal, vazio é brega.

Lu Leite disse...

Adorando nosso "saia justa"

Beijos

Lulu

Anônimo disse...

OI kika ,

essas blogueiras são empressas !!!!1
Me recuso a da audiencia a elas !!!! rs..

A lalá estava outro dia em um programa de TV , mau sabe se expressar , rs..
Elas são milionárias , bonitas e arrumaram uma maneira de ganharem mais R$ !!!!

As bobinhas , ficam lá clicando e assim aumenta o número de anunciantes ! rs...TO FORA !!!
BLOG é o teu KIKA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Parabéns !!!!!! outro referencial !!!!! Rs...
BJ

Renata Muzzi disse...

Perfeito!

Heloisa Lelis disse...

Kika , e o que sempre digo: vc e muito especial!

Anônimo disse...

Resumindo... Kika, o seu blog é o melhor, o mais gostoso, o mais leve, o mais divertido e muito informativo. Bjs

Anônimo disse...

Só um comentário a fazer!!!! Beijinho no ombro para as invejosas de plantão!!! Que atirem a primeira pedra QUEM NUNCA SEGUIU UM BLOG DO PADRÃO DA FHITS, DA THASSIA, DA LALA RUDGE ETC...

Um beijo,
Luciana

Luciana Piramo disse...

Como é bom ler palavras tão acertadas! Parabéns Kika Gontijo Barbosa por tamanha lucidez.

Anônimo disse...

kakakakaka. não sei pra que tanta polemica! kika vc sabe que o seu blog é the best.
vc tem classe querida. coitada das outras blogueiras que sonham em ser Thassias de BH e são pobrinhas de estilo. kakakakakaka! vc não é thassia e me parece que nem quer ser. por isso seu blog é eu repito THE BEST. para de fazer a humilde, vc sabe que vc é a melhor! Vai ter bom gosto assim lá na PQP!

Anônimo disse...

Kika o seu blog é inteligente e bem construído, com informações que agregam conhecimento. Junto com Andrea Rudge e 40FOREVER voces formam a meu ver uma trilogia competente e muito interessante! O resto, prefiro não comentar!Abraço grande, Helena da Silveira.

Juliana Boechat disse...

Kika , tirou daqui 󾆓. Nunca vi tanta bobagem junta , e o pior que tem gente que gosta 󾌴󾌴󾌴󾌴󾌴. As mulheres estão achando que ser chic é ter e não ser !!!!

Carolina Melo Rezende Miana disse...

Adorei!!! 󾮞

Isabella Botrel Semijóias disse...

Perfeitoooo!

Porta Guardanapos Dani disse...

Estava engasgada com isso..... Parabéns, perfeito, adorei!!

Alessandra Salvador Muzzi disse...

Adorei Kika!!!

Tatiana Magalhães Torres disse...

Muito bem dito!!! Realmente, perdemos o parâmetro com as blogueiras!! Tudo o que elas usam ou falam é pago, não há sinceridade! Difícil "peneirar" informações verdadeiras nesse meio!!! Acredito que existem poucas que possuem um trabalho sério e ético!!

Cynthia Arcanjo disse...

Falo isso para a minha filha mas parece que elas fazem lavagem cerebral.
Ótimo texto.

Anônimo disse...

Eu só sigo a Kika. Sou viciada. O pior é ver as quarenteens seguindo essa turma.

Anônimo disse...

Eu só sigo a Kika. Sou viciada. O pior é ver as quarenteens seguindo essa turma.

Isabela Gontijo disse...

Hahaha nunca vi um post tao polemico por aqui! Carol, e Kika, adorei , concordo em tudo, nao mudaria uma vírgula. Thassia e Chiara se perderam pelo caminho, eram ótimas, e tinham super bom gosto, mas parece que agora com essas semanas de moda todo mundo tem que se vestir igual um editorial da Vogue Japao, e nao fica uma coisa real, que dá vontade da gente usar, e essa história das marcas vestirem elas para os desfiles, fez com que elas perdessem a identidade. Até a ultima temporada de desfiles elas ainda tavam mandando bem melhor, mas essa temporada nao curti mesmo!

Isabela Gontijo disse...

Hahaha nunca vi um post tao polemico por aqui! Carol, e Kika, adorei , concordo em tudo, nao mudaria uma vírgula. Thassia e Chiara se perderam pelo caminho, eram ótimas, e tinham super bom gosto, mas parece que agora com essas semanas de moda todo mundo tem que se vestir igual um editorial da Vogue Japao, e nao fica uma coisa real, que dá vontade da gente usar, e essa história das marcas vestirem elas para os desfiles, fez com que elas perdessem a identidade. Até a ultima temporada de desfiles elas ainda tavam mandando bem melhor, mas essa temporada nao curti mesmo!

Anônimo disse...

Tudo bem, bem escrito, bem visto, bem comentado. Que tal usar um jeans velhinho e olhar para o mundo que está tão perto e ao mesmo tempo tão distante destas vaidades e ambições desmedidas?

Anônimo disse...

Kika, clap, clap, clap, clap!!!!

o que mais assusta é que muitas delas sequer chegaram a fazer algum curso superior, vide Lala Rudge e Silvia Braz. BCBG dos dias atuais têm q no mínimo ter formação superior. Eu acho. Preocupa a visão de mundo que elas passam às adolescentes.

só sigo a mineirinha radicada em SP, Cris Tamer.

Anônimo disse...

Adorei o post Kika.

Concordo com você, o único blog que sigo é o SEU. Bem no início dessa onda de look do dia, seguia algumas blogueiras, mas exatamente pelo que você falou parei de segui-las há um bom tempo.beijos