Eufrásia e o Clube




´´Não quero que vocês aprendam somente a costurar, bordar, tomar conta das mucamas e de crianças, obedecer aos maridos, ou fazer mexericos. Quero que vocês sejam instruídas, leiam, conheçam de onde vem e para onde vai o dinheiro. Só com essa liberdade, vocês, minhas filhas, serão felizes.´´

Joaquim Teixeira Leite, pai de Eufrásia e Francisca, em 18870



Nosso último Clube foi um deleite!

Viajamos ao século passado, mergulhamos na história da vida da corajosa, apaixonada e revolucionária Eufrásia Teixeira Leite, uma mulher à frente de seu tempo, que ousou desafiar a sociedade machista e escravocrata.  Uma filha que recebendo uma herança milionária, se recusou a deitar-se em berço esplêndido, trabalhando mais e mais, rompendo barreiras, quebrando preconceitos, se impondo como uma brasileira moderna. Uma amante que mesmo apaixonada, preferiu a liberdade financeira à viver à sombra do marido.


























Sabemos tão pouco da história do nosso país,  e dos personagens que a construíram, que chega a ser vergonhoso.
´´Precisa-se conhecer o passado para viver o presente e só então idealizar o futuro´´, já dizia Sêneca (ou Platão,estou na dúvida!).

Mundos de Eufrásia nos fez conhecer um Brasil  vivendo em grandes transformações, onde o Império do Café estava em decadência, os negros queriam ser livres, as cidades cresciam, as industrias se estabeleciam, mas nas casas das tradicionais famílias, a vida ainda era a mesma do Brasil Colônia.
Eufrásia ousou não se render à tradição. Nabuco, seu grande amor, ousou desafiar tudo e todos. Juntos, são parte importantíssima do país que somos hoje.



Tenho certeza absoluta que se Eufrásia estivesse viva, ela faria parte do nosso Clube do Livro!!!!!!!!







Nenhum comentário: