A melhor história de Sherazade



Desde que assisti a novela As Mil e Uma Noites fiquei obcecada pela história de Sherazade.
Minha amiga Flávia me deu os 4 livros da história original. Li com uma certa dificuldade, já que o livro, trazido do árabe, é longo, cheio de apêndices, notas do autor, preces. Não é um livro fácil de ler. 

Uma pena, porque a história de Sherazade é fascinante e As Mil e Uma Noites é um romance histórico onde se compreende um pouco da vida e dos costumes da região do Líbano, Palestina e Síria e Turquia.

Finalmente, alguém teve a brilhante ideia de ´´traduzir´´ As Mil e Uma Noites, para a literatura moderna. 
A Fúria e a Aurora conta exatamente a história de Sherazade e o o Rei Shariar. Um dos mais belos romances de todos os tempos que deixa Romeu e Julieta no chinelo!

No livro, Sherazade, uma bela e corajosa jovem da corte do poderoso rei Khalid, se canditada ao posto de noiva do Rei para vingar a morte da grande amiga. Isso porque o Rei manda matar todas as suas noivas ao amanhecer da noite de núpcias e a amiga de Sherazade era uma dessas noivas.
Mas Sherazade não tem medo. Ela tem um plano e o executa com precisão: na primeira noite com o Rei, Sherazade conta-lhe uma história tão, mas tão fascinante que o Rei não consegue dormir esperando final da história. Só que Sherazade não lhe conta. Se o Rei quiser saber o final, terá que ser na outra noite. Fascinado, o rei volta na outra noite. E na outra, e na outra. E assim se passam noites e mais noites. Só que durante seus dias no Palácio ao lado do Rei, Sherazade percebe que a vida do soberano não é tão fácil, Entre os corredores sombrios do Palácio, guerras, políticas e traições, Sherazade descobre um rei com o coração atormentado. Completamente seduzido pela esperta e amorasa Sherazade, Khalid se descobre apaixonado.  Até que uma noite ....

A-há! Não sou Sherazade mas não vou contar o que vai acontecer!

Só posso dizer que o livro é delicioso, cheio de romance, mistério e aventura. Bem escrito, A Fúria e a Aurora foi elogiado pela crítica e já está sendo vendido em mais de 20 países.

´´Nada é real a não ser os sonhos e o amor´´









Um comentário:

Helena da Silveira disse...

Querida Kika, há tempos quero agradecer suas ótimas indicações de livros. Amei a série dos BRIDGERTONS e O XEQUE-MATE DA RAINHA, para citar alguns.Continue nos indicando. Abraço grande, Helena.