O Império Onde o Sol Nunca se Põe

Sempre tive uma enorme admiração pelos britânicos.
Gosto do patriotismo, da respeitabilidade, da monarquia, da tradição, das histórias de lutas e glórias. Gosto do jeito superior de ser, não porque ´´tenham´´, mas porque ´´são´´. Gosto do amor deles pela literatura, gosto do amor deles por Jane Austen, gosto de Harry Potter e do Principe Willian. Gosto do culto à Lady Diana, gosto dos paletós de Tweed, gosto do frio. Gosto da reverência que eles tem por tudo o que é antigo e bom. Gosto de como eles preservam as tradições e a arquitetura. Gosto do Chá das Cinco. Gosto da Rainha, do sotaque peculiar e empedernido, gosto do nome James. Gosto da Cornualha, dos jipes, de Sherlock Holmes. 

Mas o que mais gosto nos britânicos é que ninguém manda nos súditos da rainha.
Desde que o Império Britânico se formou ninguém conseguiu dominar verdadeiramente os ingleses.
A Espanha tentou invadir por mar, na época de Elizabeth I;  França, tadinha, tentou de todas as maneiras. Nenhuma das duas conseguiu.
Hitler entrou em quase todos os países europeus, menos nos domínios do Rei George. Os americanos tentaram sem sucesso, ´´americanizar´´ a economia, a política e os costumes de seus colonizadores. Coitados.... os ingleses odeiam hamburguers e continuam tendo um parlamento. A União Europeia quis moldar como eles deveriam viver. Eles disseram não.

Se eu fosse inglesa jamais votaria pelo Brexit. Não acho que a saída seja boa nem para os que saem, nem para os que ficam. E também, por convicção, odeio a extrema direita, a xenofobia, a perseguição aos imigrantes, a intolerância, o populismo. Mas devo confessar, que fiquei orgulhosa dos ingleses terem votado pelo ´´não´´.  Porque eles deram ao mundo uma lição de democracia, de civilidade e de independência. Até o direito de se arrependerem da saída, eles querem poder ter! 
Os ingleses não estão se importando se vão ganhar ou perder dinheiro, se o mundo está chocado ou não.
Eles disseram em alto e bom som: somos livres!
Adoro isso!!!










4 comentários:

Anônimo disse...

Os ingleses querem tudo, não separar quando se trata de Escócia que considera um terreno contíguo ao seu e separar quando se trata dos "outros".
Orgulho dos ingleses? Por que? Porque eles querem tudo do jeito deles? Valha me Deus!

Kika Gontijo disse...

Anônimo querido!
Em relação aos escoceses, não são só os ingleses que não querem se separar! O plebiscito de 2003 e 2008 mostrou que mais da metade dos escoceses querem continuar como parte do Reino Unido! Os ingleses não impõe uma dependência à base de armas! A Escócia quer fazer do Império da Rainha! Fato!
E quanto à minha admiração pelos ingleses, é isso mesmo! Acho genial um país que presa a liberdade, a democracia e ouve seu povo, ainda que o que o povo tenha dito não seja o melhor. Sou uma amante da liberdade civil, de pensamento e de opinião acima de qualquer coisa. Mesmo que não seja do ´´meu jeito´´.
Beijos carinhosos,
Kika Gontijo

Anônimo disse...

Preguiça... desconectando desse blog em 3, 2, 1

Anônimo disse...

Zero!!! Vai com Deus anonima! Esse tipinho como o seu não entende esse blog.