Democracia em Vertigem

Democracia em Vertigem é um documentário obrigatório. Ame-o ou deixe-o, concorde com ele ou não, não importa. O que importa é que o filme é a nossa história.

Nos primeiros minutos a gente logo nota o viés tendencioso de esquerda. Mas depois a gente percebe que não poderia ser diferente. O longo não é só sobre uma parte da história do nosso país. É também a história da cineasta, jovem e talentosa, que teve a sua vida moldada entre pela luta política dos pais e a fortuna da família conquistada através da Andrade Gutierrez, construtora de seu avô materno.
Petra foi corajosa em não omitir nada. Mostrou tudo, incluindo aí sua dificuldade com esses dois opostos. Ela também não poupou ninguém. Dilma e Lula não foram endeusados, pelo contrário. 
Além de todo o conteúdo, o longa impressiona pela qualidade técnica, pela sensibilidade e pelo talento em mostrar com emoção e delicadeza a política suja do nosso país.

Não estou discutindo aqui se foi golpe, se não foi, se o Brasil é petista ou bolsonarista.
Estou simplesmente dizendo que, quer concordemos ou não com o ponto de vista de Petra, seu filme é lindo, bem feito, histórico.  E absolutamente necessário até para que possamos discordar dela.




2 comentários:

Karla Guerra disse...

Concordo, é um documentário muito bem feito e de muita sensibilidade...

Ruth disse...

Sorry, eu achei um lixo! Cheio de cliches, esconde várias verdades e ainda por cima tem aquela vozinha chata de criança o tempo todo falando no ouvido da gente.
Muito mal feito. Manipulador.
Acho que precisamos de coisas mais arejadas, desenterrar verdades ocultas. Não dá mais pra acreditar nessa versão “oficial” da história que a esquerda conta.
Beijos pra você!