Aqui e agora

Perceba o ambiente à sua volta. Sinta o ar entrando e saindo. Não tente controlar o ar nem seus pensamentos. Apenas perceba. Onde está a sua mente? Concentre-se no aqui e agora.

O Mindfullness ou Atenção Plena, é uma forma de meditação do Yoga  que vem sendo estudada com seriedade e tem ajudado desde policiais estressados até dependentes dos chamados Tarjão, os viciantes e preocupantes remédios tarja preta para controlar as emoções.
O Mindfullness propõe que se nos concentremos no agora. Até porque, convenhamos, este é o único tempo que vale a pena: o passado já passou, o futuro não depende só de nós. Então só temos que viver o hoje, o aqui, o agora. Este é um dos princípios, para mim, mais confortadores do Yoga. Saber que podemos controlar nossas emoções, nosso corpo e nosso coração somente agora. 


Uma ampla pesquisa feita pelo  Núcleo de Pesquisa de Saúde da Unifesp, recrutou dependentes e usuários a longo prazo, de ansiolíticos, anti-depressivo, soníferos, etc, para  participarem de seções semanais  de Mindfullness. Os pacientes foram acompanhados durante seis meses. 
Os resultados foram surpreendentes. Além de conseguirem largar mais facilmente os tarjões, os pacientes conseguiram lidar melhor com a insônia e com as próprias emoções. 

O Mindfullness ainda é controverso. Alguns acham que é modismo, outros acham que nada mais é que a meditação do Yoga (o que eu também acho). O fato é que essa técnica tem tido seus efeitos comprovados e tem sido utilizada cada dia mais nas áreas de psicologia e saúde.

Pessoalmente acho que Yoga deveria fazer parte da Cesta Básica dos brasileiros. Arroz, sabão, Yoga, macarrão, molho de tomate...
Com toda certeza haveria menos violência, menos doenças, menos ansiedade, menos estres. Podem apostar.






Nenhum comentário: